Programa Jovens Lideranças Médicas começa a ser estruturado

12/09/2014

Programa Jovens Lideranças Médicas começa a ser estruturado

Começou a ser estruturado o programa “Jovens Lideranças Médicas”, lançado na última quinta-feira, 11, na sede da ANM, sob a coordenação da Comissão formada pelos acadêmicos Marcello André Barcinski, Eliete Bouskela e Antonio Egidio Nardi. Nomeados pelo presidente da ANM, professor Pietro Novellino, eles vão estudar as sugestões apresentadas na sessão de lançamento do programa, que ainda não tem formato definido. “Os jovens médicos vão ajudar a revitalizar a casa”, disse o acadêmico Barcinski.

Uma das propostas, apresentada pelo próprio acadêmico Marcelo Barcinski, que dirigiu os trabalhos ao lado da acadêmica Eliete Bouskela (o acadêmico Egídio Nardi estava em missão no exterior), é criar um corpo de membros afiliados integrado por jovens lideranças médicas. O grupo seria formado pela inclusão, a cada ano, de dez membros até completar o número limite de 50. No ano seguinte, os dez novos membros substituiriam os dez primeiros entrantes no grupo, mantendo-se inalterado o número de 50.

A seleção dos membros do grupo de jovens líderes seria realizada por meio de indicações feitas pelos membros da ANM e também por instituições e escolas médicas. Uma das ideias é que os acadêmicos sejam tutoriais dos jovens líderes médicos até que cada um deles complete o seu tempo de permanência no grupo.

A previsão é de que, uma vez definidos os critérios, já no próximo mês tenha inicio o processo de seleção dos candidatos a membros afiliados para compor a primeira turma de jovens líderes médicos da ANM.

O programa Jovens Lideranças Médicas teria a chancela e a coordenação geral da ANM, mas as pautas de discussão seriam definidas pelos próprios membros. Um dos temas para serem discutidos foi a própria questão da liderança.

Segundo o acadêmico Barcinski, a ideia é que, em etapa posterior o programa tenha uma edição latino-americana. Para tanto, os acadêmicos farão consultas às academias de medicina dos países para, se possível, fazer o primeiro simpósio latino americano de lideranças médicas em novembro deste ano.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.