Ricardo José Lopes da Cruz é o novo imortal

13/09/2013

O médico Ricardo José Lopes da Cruz foi eleito nesta quinta-feira, dia 12/09/2013 para a cadeira 62, da Secção de Cirurgia da Academia Nacional de Medicina. Dos 100 acadêmicos votantes, 61 participaram desta eleição.

Ricardo Cruz é especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Graduado em medicina, em 1977, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez residência médica em cirurgia geral no Hospital Federal de Ipanema; em cirurgia de cabeça e pescoço no Instituto Nacional de Câncer; e completou sua formação na área de cirurgia cranio-maxilo-facial durante três anos no Departamento de Cirurgia Plástica da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Criou e chefiou o Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital Federal de Ipanema por vinte anos (1983-2003). 

Foi staff do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional do Câncer por seis anos (1985-1990). Foi staff do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira, unidade da Fiocruz dedicada à saúde materno-intantil, por doze anos (1990-2003). 

Criou em 2003, o Centro de Atenção Especializada em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Federación Ibero-Americana de Cirurgia Plástica, além de ter sido membro fundador e ex-Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Cranio-Maxilo-Facial.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.