Salas lotadas e 6.000 participantes no CILAD RIO 2014

26/01/2015

Com a presença de 6.000 participantes e 750 trabalhos científicos enviados de 26 países, a XXª edição do Congresso Ibero Latino-americano de Dermatologia, de 15, a 18 de novembro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, superou as expectativas mais otimistas. Na solenidade de Abertura, entremeada por clássicos da música brasileira, interpretados pela Orquestra Astorga, a mesa foi integrada pelos doutores Omar Lupi, presidente do XX Congresso, Jorge Ocampo, presidente do CILAD, Petro Novellino, presidente da ANM, e por autoridades médicas brasileiras. “O XX CILAD é uma porta para a dermatologia brasileira”, enfatizou o Acadêmico Lupi em seu discurso.

No sábado, primeiro dia do evento, com salas lotadas, os congressistas assistiram aulas com 20 temas diferentes, como toxina botulínica, tricologia e alergia dermatológica. Na parte da tarde, além da segunda etapa dos cursos, também aconteceram as Reuniões das Sociedades Irmãs. Foram seis salas com atividades específicas de cada entidade. Na sala 201, o Terceiro Encontro Internacional dos Ex-alunos do Professor Azulay discutiu temas científicos atuais e prestou uma bela homenagem ao saudoso dermatologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No domingo, segundo dia do Congresso, as conferências ficaram por conta de grandes nomes da dermatologia mundial, entre eles o vice-presidente da Sociedade Internacional de Dermatologia, Dr. Thomas Ruzicka (Alemanha), Honorário Estrangeiro da ANM, e o presidente da edição 2015 do World Congress of Dermatology, Dr. Jerry Shapiro (Canadá). Os trabalhos científicos prosseguiram com simpósios, workshops e fóruns de discussão. No Fórum Mundial da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Routes of Dermatology: The Brazilian Society of Dermatology in the Context of the 5 Continents reuniu personalidades médicas internacionais que debateram sobre os rumos da dermatologia no mundo.

O evento também foi palco do lançamento do livro do CILAD, Dermatología: Guías de Actualización Clínica, organizado pelos doutores Carlos Fernando Gatti, Omar Lupi e Jorge Ocampo Candiani. “É uma das obras mais importantes do CILAD. Foram reunidos cerca de 188 autores, 112 capítulos de todos os países do CILAD”, disse Candiani.

No encerramento das atividades do dia a Sociedade Europeia de Mulheres Dermatologistas promoveu a discussão de assuntos muito interessantes, como patologia psicodermatológica associada ao vício do uso de Internet.

Na segunda, penúltimo dia do XX Congresso Ibero Latino-americano de Dermatologia, o Dr. Fred Bernardes, apoiado pelo Instituto Protetores da Pele, promoveu uma ação de conscientização e prevenção na colônia de pescadores da Barra da Tijuca, na Praia do Quebra-Mar. A ação, segundo ele, foi piloto para a que está sendo programada para o ano que vem, em parceria com o Instituto Protetores da Pele.

As atividades do dia incluíram, ainda, as apresentações de alguns dos artigos científicos recebidos de 26 países e o lançamento do livro “Psicodermatologia: Pele, Mente e Emoções” no estande da SBD, em obra organizada pelos doutores Roberto Doglia Azambuja, Tânia Nely Rocha, Marcia Senra e Luciana Conrado. Os congressistas também participaram de simpósios e workshops nas 15 salas ocupadas pelo congresso.

Ao fim do dia, durante a Assembleia Geral Ordinária do CILAD discutiu-se diversos temas de cunho administrativo e científico, entre eles a eleição da Cidade do Panamá, com 107 votos, para sede do Congresso de 2018.

Na terça, último dia do evento, o público assistiu as disputadas conferências dos doutores Andreas Wollemberg (Alemanha) e Stephen Tyring (Estados Unidos). Na seção “What`s New”, dividida em 11 blocos, reuniu 10 palestrantes internacionais.

O Congresso foi encerrado com os discursos dos doutores Omar Lupi, presidente do XX CILAD, Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Jorge Ocampo, presidente do CILAD e Ricardo Alfonso, secretario geral do CILAD. “Chegamos ao número oficial de 6.000 participantes. Esses quatro dias ficarão marcados para sempre em minha memória. Obrigado a todos”, disse O Acadêmico Omar Lupi.

Mesa de Abertura do XX CILAD

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.