UFRJ aprova título de Emérito para dois acadêmicos

19/06/2013

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou no dia 13/06/2013 a concessão do título de professor Emérito aos acadêmicos Talita Romero Franco e Adolpho Hoirisch.

Talita Romero Franco ocupa da cadeira 37 da Secção de Cirurgia da ANM desde 1997. A acadêmica tem mestrado em Cirurgia (1990) e doutorado (1995) em Cirurgia Plástica também pela UFRJ. A ênfase de seu trabalho é em cirurgia plástica e restauradora, atuando principalmente em biotecnologia da epiderme, enxerto cartilagem, anomalias orelha e fendas lábio-palatais, cirurgia reparadora e estética em geral.

O Professor Adolpho Hoirisch entrou para a ANM em 1989, na secção de Medicina, onde ocupa a cadeira 46. Nascido em 1930, graduou-se em medicina em 1954, na Universidade do Brasil, tendo a psiquiatra como vocação. No Instituto de Psiquiatria da atual UFRJ exerceu diversas funções, entre as quais, instrutor de ensino, professor assistente, adjunto, Livre Docente até receber o título de Professor Titular de Psicologia Médica, em 1975. 

No Instituto de Psiquiatria, foi ainda chefe do ambulatório, da enfermaria e da clínica. Posteriormente, transferiu a Disciplina de Psiciologia Médica para o Hospital Universitário da mesma universidade. Foi consultor do Ministério da Saúde  na Divisão Nacional de Saúde Mental, onde atuou em perícias nos manicômios judiciários. O professor Hoirisch pertence a inúmeras sociedades científica e é ainda Membro Titular de Psicologia Médica da UFRJ, da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro e ainda Titular da Academia de Medicina Militar do Rio de Janeiro.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.