Nota de Pesar: Acadêmico Orlando Marques Vieira

29/12/2023


É com enorme pesar que a Academia Nacional de Medicina (ANM) comunica o falecimento o Acadêmico Orlando Marques Vieira, que tanto amava essa casa. Ele foi eleito a Membro Titular em 1995 e tomou posse no mesmo ano, ocupando a Cadeira N° 75 da Secção de Cirurgia e do Patrono Raul David Sanson. 

O Acadêmico graduou-se em 1956 pela Faculdade de Medicina da UFRJ, onde também fez Residência em Cirurgia Geral, doutorado, livre-docência em Cirurgia Geral e em Clínica Cirúrgica.

Ele foi nomeado Médico do Ministério da Saúde, foi Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Paulino Werneck e do Clementino Fraga Filho, e Chefe do Departamento de Cirurgia da UFRJ.

O Acad. Orlando Marques Vieira foi membro e presidente de diversas sociedades, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e Membro Fundador Colégio Brasileiro de Angiologia. Ele premiado com “Colégio Brasileiro de Cirurgiões” (2004), maior honraria oferecida pela instituição, concedida àqueles que tenham contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia.

Na Academia, ele exerceu diversos cargos, como Tesoureiro (1997-1999), Secretário Geral (1999-2001; 2003-2005) e Vice-presidente (2007-2009). Ele foi um Membro que tanto amou essa casa e um exemplo para todos. A ANM presta condolências à família e amigos.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.