O Papel da Medicina na Investigação e Documentação de Tortura e Maus Tratos: Ação Forense Humanitária

 
 
 
 

Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina XXXV
Ano Acadêmico 192


   
18h

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina,
Acad. Rubens Belfort Jr.

   
   
18h05

Comunicações da Secretaria Geral
Acad. Carlos Eduardo Brandão

   
   
18h10

Comunicações dos Acadêmicos

   
   
18h20

O papel da Medicina na investigação e documentação de tortura e maus tratos e a ação forense humanitária
Prof. Duarte Nuno Vieira, Presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal

   
   
18h40

Comentários
Acad. Paulo Hilário Nascimento Saldiva

   
   
19h

Discussão com a Bancada Acadêmica

   
   
20h

Encerramento

   
 
     
 

MEDICINA E DIREITOS HUMANOS

A tortura sempre ocorre de portas fechadas e as testemunhas são restritas. Por questão de ética, estados e autoridades tendem a negar a prática e, por isso, usam métodos de tortura que não deixam marcas visíveis. Normalmente, as vítimas de tortura são mantidas em isolamento e sentem medo. Por essa razão, acabam não denunciando.

“As piores cicatrizes são as que ficam na mente. Sem dúvida, essas cicatrizes são as mais complicadas. A diferença entra a tortura física e a tortura psicológica é artificial. A tortura física sempre atinge o psicológico, e a tortura psicológica sempre acomete fisicamente. Por isso, estão sempre associadas”, sentenciou o professor Duarte Nuno Vieira, presidente da Academia de Medicina de Portugal, em conferência na Academia Nacional de Medicina, no dia 11 de novembro de 2021.

O médico na defesa dos Direitos Humanos foi o tema do professor Nuno Vieira, que é ainda Catedrático da Faculdade de Medicina, da Universidade de Coimbra, e que teve seu papel de destaque internacional comentado pelo presidente da Academia Nacional de Medicina, professor Rubens Belfort. “Nuno Vieira é uma pessoa excepcional. Foi além da medicina, tendo papel proeminente em ações médicas internacionais, na defesa dos direitos humanos contra esse mal que é a tortura.”

Reparação a dano corporal, danos psicológicos oriundos de maus tratos e torturas foram os assuntos abordados por Nuno Vieira e comentados pelo também acadêmico Paulo Saldiva.

Segundo o acadêmico brasileiro, a tortura é um instrumento para a prática do preconceito devido aos instintos perversos e descreveu-a como um evento anticivilizatório. “Dentro da nossa humanidade, que é algo virtuoso, mora também a crueldade, a falta de empatia e a capacidade de praticar o mal. A tortura sempre acompanhou a história da Humanidade, subjugando pessoas apenas por interesse e preconceito.” 

O acadêmico José Carlos do Valle complementou: “Nós temos o lado bom e o lado ruim. O lado ruim é contido pela nossa conscientização, instrução e religiosidade, mas nós o temos. Na nossa profissão, já observei muita maldade, principalmente, com a população mais pobre. Infelizmente, isso não é raro, é relativamente comum e diz sobre o caráter do indivíduo.” 

O convidado da noite finalizou a sessão com uma fala esperançosa sobre as maravilhas que são feitas pelo ser humano, mesmo em meio a uma sociedade deturpada: “O ser humano é capaz de cometer atrocidades, mas também é capaz de fazer coisas fantásticas. E temos a capacidade do perdão, que é algo que eu admiro nessas vítimas que conseguem perdoar,” finalizou.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.