Cânceres de próstata e de bexiga

04/05/2021

O médico José Maurício S.C. Mota, do programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina, é destaque na área oncológica. No ano de 2020, José Maurício foi autor e coautor de 5 trabalhos científicos, tendo sido um deles vencedor no XI Prêmio Octavio Frias de Oliveira, da Folha de São Paulo, no qual participa como coautor.

Entre os trabalhos publicados, o maior destaque foi para o estudo publicado no prestigioso periódico Cancer Cell, publicado em conjunto com pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, dos Estados Unidos. Os autores demonstraram um novo mecanismo de aquisição de resistência à hormonioterapia no câncer de próstata. A descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de novas estratégias contra o câncer de próstata, um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo. 

José Maurício ainda destacou-se como primeiro autor em outros dois trabalhos: um na revista European Urology e outro no JCO Precision Oncology, em que os autores demonstram que determinadas alterações gênicas podem levar a maior ou menor sensibilidade a quimioterapia baseada em platinas tanto no câncer de bexiga como no de próstata.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.