Modelo matemática para câncer de placenta

07/07/2021

O médico e pesquisador das Universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal Fluminense, Antônio Rodrigues Braga Neto, do Programa Jovem Liderança Médica da ANM, acaba de ter um artigo publicado no prestigioso periódico internacional The Lancet Oncology e amplamente divulgado na mídia brasileira.

O artigo relata o modelo matemático que ele e sua equipe criaram para definir quais pacientes podem se beneficiar de um tratamento de câncer de placenta com menos efeitos colaterais. O câncer de placenta atinge uma em cada 200 gestantes no país – cinco vezes mais comum do que nos Estados Unidos e dez mais que na Europa, por motivos ainda desconhecidos.

Conhecida como gravidez molar é uma espécie de erro genético na fertilização e produz uma gestação em que o feto não se desenvolve. A pesquisa envolveu estudo com mais de 5 mil mulheres voluntárias, das quais 431 foram incluídas na pesquisa.

O estudo foi realizado em três centros de referência no tratamento da neoplasia trofoblástica gestacional: no Imperial College, do Reino Unido, na UFRJ, e na Harvard Medical School, dos Estados Unidos.

Para ler o artigo na íntegra, o link é https://www.thelancet.com/journals/lanonc/article/PIIS1470-2045(21)00262-X/fulltext.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.