Jovem Líder Médico lança livro

03/03/2021

Fábio Moraes é médico e professor na Queens University do Canadá e também participa do Programa Jovens Lideranças Médicas da ANM. Fábio acaba de publicar um livro em colaboração com outros autores.

Speciality Portfolio in Radiation Oncology é o título do livro que traz um roteiro para certificação global de professores e alunos na área de radioterapia. 

Gratuito para download como e-book (https://qspace.qu.edu.qa/handle/10576/17692), o livro fornece um roteiro de treinamento que pode ser aplicado em muitas comunidades, especialmente aquelas com recursos limitados, para produzir profissionais de radioterapia qualificados, competentes e seguros. A ideia é ajudar a estabelecer programas de certificação baseados em competência padronizada e de aplicação global.

Radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. A radioterapia é uma especialidade médica, um do 3 pilares no tratamento do câncer, e envolve treinamento em áreas como clínica médica, cirúrgica, patologia, imagem, física médica, biologia molecular, inovação, entre outras. A radioterapia junto com cirurgia são as modalidades de tratamento com maior índice de cura do câncer.  

No entanto, um guia de padronização para treinamento e mentoria em radioterapia globalmente não estava disponível. 

O portfólio foi criado usando de diferentes recursos bem estabelecidos neste campo, além de contar com o conhecimento de experts com conhecimento global (conta com autores da University of Ottawa (Canadá), Queens University (Canadá), University of Pittsburgh (EUA), University of California (EUA), Aswan University (Egito) e pode ser usado como um guia na criação, adaptação e refinamento dos programas de treinamento em radioterapia, ou como um modelo e guia de conteúdo para estudantes e residentes, ou por meio do uso de suas ferramentas pode facilitar a documentação e entendimento do processo de formação de especialistas no mundo. 

Em resumo, o livro é uma fonte de recursos que pode ser útil para professores e alunos que desejam atingir os marcos necessários para a formação de um profissional de alto impacto, o que contribuirá para o avanço da educação e da prática de oncologia em todo o mundo.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.