Neuropsicovida

23/02/2021

Fomos invadidos por uma pandemia e os profissionais de saúde sofreram demais diante do risco eminente de colapso dos sistemas, além da contaminação individual. Quais os efeitos sobre a saúde desses profissionais? A médica Maria Helena Rigatto, do Programa Jovens Lideranças Médicas da ANM, fez parte de um grupo de professores que organizou a pesquisa Neuropsicovida, contemplado em edital Fapergs

O projeto consiste em uma pesquisa de longo prazo com profissionais da saúde acometidos pela covid-19 e outros não para avaliação de desfechos neuropsiquiátricos. A pesquisa com previsão de um ano utiliza sistema inovador em aplicativo móvel para realização de testes cognitivos e motores, através de sistema de giroscópio de celulares, permitindo uma adaptação de testes para monitoramento a distância. 

Além disso, Rigatto atuou na Escola de Medicina da PUCRS, buscando soluções para a migração ao sistema de ensino online e a incorporação de novas técnicas de ensino e aprendizado. 

Aproveitando a experiência de ensino a distância, publicou um capítulo em livro da Escola de Saúde Pública de Harvard, dos Estados Unidos. Para quem quiser saber mais, o título do livro é “Evidence-based analysis of technology in teaching & learning: The eeal effect of technology-based methods in educational programs” e o capítulo assinado por Rigatto é “Translating problem-based learning into a digital format: the digital problem-based learning” e está disponível no link  

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.