ANAIS DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA

Normas de Publicação


Os artigos submetidos para publicação deverão ser enviados para:

Editor-Chefe
Acadêmico José Galvão-Alves


Coeditores
Acadêmico Arno von Ristow
Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro


E-mail: anais@anm.org.br


Cada artigo deverá ser acompanhado de carta de submissão, assinada por todos os autores, indicando a intenção de publicá-lo nos Anais da Academia Nacional de Medicina. Esta carta deve informar que:

  1. o artigo não foi publicado previamente e não foi submetido para publicação em outra revista;
  2. que todos os autores contribuíram de forma significativa para a informação ou material submetido para publicação;
  3. que os autores não possuem interesse financeiro direto ou indireto, associado com a publicação do artigo;
  4. que a fonte de recursos extra-institucional, especialmente aquelas fornecidas por companhias comerciais, estão indicadas. Uma vez aceitos para publicação, os artigos passarão a ser propriedade desta revista e não poderão ser reproduzidos ou reimpressos total ou parcialmente sem a devida autorização por escrito da redação.

Conflito de interesses: Qualquer conflito de interesses, principalmente acordo financeiro com companhias cujos produtos são citados no trabalho, devem ser claramente revelados quando o trabalho for submetido para revisão. Se aceito, esta informação será publicada no artigo final.

Os requisitos para autoria dos artigos e as regras gerais de preparação dos manuscritos submetidos aos Anais da ANM são de acordo com o Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Ann Intern Med, 126: 36-47, 1997). Uma versão eletrônica destes requisitos está disponível no site: www. icmje.org

Revisão por Pares: Todos os manuscritos enviados aos Anais da ANM são submetidos a revisão editorial. Normalmente, cada manuscrito é submetido de forma anônima pelo Editor a 3 Revisores (pelo menos 2). Se o Editor receber revisões conflitantes, o artigo é sempre enviado a 1 ou 2 Revisores adicionais, antes da decisão final do Editor. Se for julgado necessário pelo Editor ou pelos Revisores, estudos estatísticos incluídos no manuscrito serão analisados por um estatístico.

Os Anais da Academia Nacional de Medicina aceitam a submissão de artigos originais especiais (História da Medicina, p. ex.).

Artigos de revisão, avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de importância clínica, com ênfase em fatores como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico, são, em geral escritos, mediante convite, por profissionais de reconhecida experiência em assuntos de interesse especial para os leitores. Meta-análises estão incluídas nessa categoria. Autores não-convidados podem também submeter previamente ao conselho editorial uma proposta de artigo de revisão, com um roteiro.

Os artigos deverão estar escritos em português ou inglês, de acordo com a ortografia oficial.

Os trabalhos deverão ser digitados em espaço duplo, com margens de 3 cm e com tamanho de letra legível (No. 14, de preferência). Abreviaturas deverão ser evitadas, entretanto, as oficiais poderão ser utilizadas, porém a primeira menção deverá ser completa, seguida da abreviatura. Gírias e expressões pouco comuns não deverão ser usadas. Drogas deverão ser mencionadas pelo nome químico.

Todos os tipos de artigos encaminhados deverão apresentar na, Folha de Rosto, o título do artigo, um título curto de até 50 letras, nome dos autores, local de realização do trabalho e até 6 palavras chave
(key words).

Um dos autores deve ser designado como Autor-Correspondente e deve ser fornecido o seu endereço completo para correspondência, telefone e e-mail.

Se o trabalho for financiado por instituição de pesquisa ou comercial, o nome da instituição deve ser mencionado.


Tipos de Colaboração

Artigos Originais: Devem ser apresentados nesta sequência: Folha de Rosto, Resumo + Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Referências, Endereço para correspondência, Tabelas e Legendas. Cada secção deve ser iniciada em uma página. As páginas devem ser numeradas de modo consecutivo. Os artigos originais devem apresentar contribuições autênticas ou abordagens novas. Os autores devem ser no máximo 6 (seis). Os artigos com mais de 6 autores devem ser acompanhados de uma carta explicitando a participação de cada autor no trabalho.

Artigos de Revisão e de Atualização: Somente serão aceitos para publicação quando solicitados pelo Corpo Editorial. Artigos de Revisão representam artigos que analisam criticamente os trabalhos mais recentes e de maior importância sobre determinado tópico. Artigos de Atualização representam a experiência e o ponto de vista do autor, reconhecido através de publicações internacionais, como expert em determinado tema. Devem ter Resumo e Palavras-chave.


Ilustrações

O número máximo será de 10 (dez) por manuscrito. Todas as figuras devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas. Figuras reproduzidas de outras fontes já publicadas devem indicar essa condição na legenda, assim como devem ser acompanhadas por uma carta de permissão do detentor dos direitos. Fotos não devem permitir a identificação do paciente; tarjas cobrindo os olhos podem não constituir proteção adequada. Caso exista a possibilidade de identificação, é obrigatória a inclusão de documento escrito fornecendo consentimento livre e esclarecido para a publicação.

Microfotografias devem apresentar escalas internas e setas que contrastem com o fundo. As ilustrações são aceitas em cores para publicação no site. Contudo, todas as figuras serão vertidas para tons de cinza na versão impressa. Caso os autores julguem essencial que uma determinada imagem seja colorida mesmo na versão impressa, solicita-se um contato especial com os editores. Todas as figuras, bem como todas as imagens geradas em computador, como gráficos, devem ser anexadas sob a forma de arquivos nos formatos jpg ou tif, com resolução mínima de 300 dpis para possibilitar uma impressão nítida.


Tabelas

Deverão ser numeradas em algarismos arábicos e constar isoladamente em páginas separadas. Cada tabela deverá ter uma legenda. As tabelas deverão ser mencionadas no texto através de algarismos arábicos, e numeradas consecutivamente.


Referências Bibliográficas

Deverão ser numeradas de modo consecutivo, na ordem em que são inicialmente mencionadas no texto. Identificar as referências no texto através de números arábicos entre parênteses. Não deverá ser incluído material não publicado e comunicações pessoais na lista de referências; se for absolutamente necessário, mencione estas citações no corpo do texto. As citações pessoais devem ser restringidas ao mínimo. Para as abreviaturas dos nomes das revistas, refira-se a “List of Journals Indexed in Index Medicus” (www.nlm.nih.gov). Nas referências deverão constar os nomes de todos os autores. Quando existirem mais de 6 autores, liste os 6 primeiros, seguido de et al. Deverão constar a página inicial e a página final de cada artigo e capítulo de livro.

Utilizar o estilo de apresentação de acordo com os exemplos a seguir:

Artigos de Periódicos e Revistas:

Paterson RF, Lifshitz DA, Kuo RL, Siqueira Jr TM, Lingeman JE: Shock wave lithotripsy monotherapy for renal calculi. Int Braz J Urol. 2002; 28:291-301.

Holm NR, Horn T, Smedts F, Nordling J, de la Rossete J: Does ultrastructural morphology of human detrusor smooth muscle cell characterize acute urinary retention? J Urol. 2002; 167:1705-9.


Livros:

Sabiston DC: Textbook of Surgery. Philadelphia, WB Saunders. 1986; vol. 1, p. 25.


Capítulos de Livros:

Penn I: Neoplasias in the Allograft Recipient. In: Milford EL (ed.), Renal Transplantation. New York, Churchill Livingstone. 1989; pp. 181-95.


A revista se reserva o direito de não aceitar os originais que não estiverem dentro das normas, assim como propor modificações, de acordo com a análise dos Revisores e do Corpo Editorial.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.