Prevenção ao suicídio

27/04/2021

O psiquiatra Ives Cavalcante Passos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participa do Programa Jovens Lideranças da Academia Nacional de Medicina e tem se destacado na área de psiquiatria. 

Recentemente, Ives publicou artigo em uma parceria com o Census Bureau dos Estados Unidos no qual procuram prever tentativas de suicídio, utilizando técnicas de inteligência artificial.

Os dados da pesquisa são de uma amostra nacional com mais de 70 mil indivíduos adultos dos Estados Unidos e os resultados mostraram que é possível estimar o risco de suicídio com alta precisão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano, 800 mil pessoas cometem suicídio, sendo a 15acausa de morte em todo o mundo e a segunda entre jovens de 15 a 29 anos. Apesar desses dados alarmantes, há pouca consciência na prática médica sobre risco de suicídio. O artigo, em inglês, foi publicado no periódico Phychological Medicine e, para quem quiser ler, o link é https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33441206/.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.