Ser ou não ser?

23/02/2021

O médico José Moura Neto, membro do Programa Jovens Lideranças Médicas, da Academia Nacional de Medicina, acaba de publicar um artigo no periódico Blood Purification com uma ótima repercussão. O artigo traz reflexões sobre a procura, cada vez menor, pela especialidade da nefrologia. “To be or not be a nephrologist; students’ dilemma and a strategy for the field” remete ao impasse na peça “A tragédia de Hamlet”, da obra de Shakespeare. 

Segundo ele, trata-se de um tema em destaque na nefrologia, tanto no Brasil como no mundo, que é a procura, cada vez menor, de médicos interessados na especialidade, o que preocupa diante da demanda crescente das afecções renais.

Moura Neto ainda se destacou, recentemente, ao assumir a vice-presidência do Nordeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia, e tendo o acadêmico José H. Rocco Suassuna como diretor científico da mesma sociedade.

Moura Neto participou ativamente da elaboração de diretrizes e recomendações para medidas em unidades de diálise relacionadas à pandemia da covid-19 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e contribuiu na elaboração de outros artigos da Força Colaborativa Covid Brasil.
Além de ter conquistado, em agosto de 2020, o título honorífico de Fellow da Sociedade Americana de Nefrologia.

O link para seu último artigo está disponível em https://www.karger.com/Article/FullText/513155.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.