Brasileiro radicado no Canadá é empossado na ANM

05/04/2013

Recepcionado pelo Acadêmico Henrique Murad, o médico Tirone David foi empossado como membro honorário estrangeiro da Academia Nacional de Medicina, no dia 04 de abril de 2013.

Dr. Tirone David nasceu em Ribeirão Claro, uma cidade perto de Curitiba, tendo concluído sua graduação em medicina, pela Universidade Federal do Paraná, em 1968. Posteriormente, foi para os Estados Unidos, fez internato em Nova York. Durante alguns anos, trabalhou em Ohio, onde se especializou em cirurgia torácica e cardiovascular. Mais tarde, emigrou para o Canadá, tendo galgado vários cargos na Universidade de Toronto. Dr. Tirone também atuou em diversas sociedades médicas internacionais, tendo inclusive assumido cargos de direção em sociedades com foco em doenças do coração e cirurgia cardiáca.

Cirurgião inovativo, como destacou Murad, o novo honorário estrangeiro desenvolveu várias técnicas que revolucionaram a cirurgia cardíaca e o tratamento de doenças como a endocardite infecciosa que acomete o esqueleto cardíaco. Tirone David foi ainda o responsável pelo desenvolvimento de outras técnicas inovativas como o uso de neocordas para reparo de válvula mitral – técnica que inicialmente foi bastante criticada, mas que hoje é de uso frequente. Além disso, por sua enorme capacidade criativa a técnica de cirurgia para implante da válvula aorta em pacientes com aneurisma é reconhecida em todo o mundo como cirurgia de David.

Ao receber o diploma de honorário estrangeiro, o médico Tirone David relembrou suas raízes em Ribeirão Claro, no Paraná, sua formação no exterior, e até o sonho dos primórdios de sua carreira de ser apenas um bom médico. Ao final, agradeceu e afirmou que se sentirá eternamente grato aqueles que aprovaram sua indicação para compor a mais importante Academia de Medicina do país.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.