Levão Bogossian falece nesta terça-feira

18/04/2012

A Academia de Medicina perdeu nesta terça-feira, dia 17 de abril de 2012, mais um de seus membros. Levão Bogossian ocupava a cadeira 80, da Secção de cirurgia, cujo patrono é Júlio Oscar de Novaes Carvalho.

Bogossian nasceu em 01/12/1922, no Rio de Janeiro. Graduou-se em medicina pela antiga Universidade Nacional de Medicina, atual UFRJ, em 1946. Após 10 anos de formado, fez estágios de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. Na UFRJ, foi professor titular de cirurgia, concursado em 1986 e chefe do Departamento de Cirurgia, eleito por três mandatos sucessivos, até sua aposentadoria, aos 70 anos. Foi também professor de cirurgia na UniRio por 21 anos, na Universidade Federal Fluminense por dois anos e na UERJ por um ano e meio.

Foi chefe da equipe Raul Boaventura do Hospital Geral Getúlio Vargas de 1948 a 1992 (serviço de emergência). É membro titular emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro.

Autor de cinco livros didáticos: “Choque” (três edições nacionais e uma espanhola), “Traumatismo torácico”, “Manual Prático de Pré e Pós Operatório” (com três edições, a última em fevereiro de 2007), “Choque séptico” e “Manual de autotransfusão”. Além disso, é autor de 52 trabalhos publicados em revistas médicas e cerca de 120 trabalhos apresentados em congressos. Participou como conferencista, professor, moderador e coordenador de mais de 720 congressos e reuniões científicas.

Recebeu seis homenagens de formatura de alunos da UniRio. Foi também agraciado com a medalha ao mérito pelo Governo do Estado da Guanabara; medalha de honra da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro; homenagem da diretoria do Hospital Getúlio Vargas.

O acadêmico será sepultado hoje, dia 18 de abril, às 11 horas, no cemitério São João Batista.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.