Sir Michael Gideon Marmot recebe título de Honorário Estrangeiro da ANM

01/10/2012

Durante a Sessão realizada na noite da última quinta-feira (26), Sir Michael Marmot, Professor de Epidemiologia e Saúde Pública na University College London, recebeu a outorga do título de Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina diante de Acadêmicos, familiares e amigos. O Epidemiologista inglês é membro da Academy of Medical Sciences, membro honorário da British Academy e membro honorário da Faculdade de Saúde Pública do Royal College of Physicians.

Honorário Estrangeiro Sir Michael Marmot (ao centro) entre os Acads. Antonio Nardi e Paulo Buss

Recebido no Anfiteatro Miguel Couto, a mesa Diretora da solenidade foi composta pelo Acad. Pietro Novellino, ex-Presidente da Academia Nacional de Medicina; o Dr. Simon Wood, Cônsul Geral do Consulado Britânico; a Dra. Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz; o Dr. Guilherme Franco Neto, Diretor da Associação Brasileira de Saúde Coletiva; a Dra. Helia Molina, Diretora da Faculdade de Ciências Médicas e ex-Ministra da Saúde da República do Chile; a Dra. Carina Vance, Diretora do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da UNASUL e o Acad. Paulo Marchiori Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Na sequência, Sir Michael recebeu as insígnias Acadêmicas do Vice-Presidente Antonio Egídio Nardi e o Diploma Acadêmico do Acad. Paulo Buss.

Em seu discurso de saudação, o Acadêmico Paulo Buss versou sobre a honra e satisfação de receber o homenageado na egrégia instituição. Ressaltando seu vasto currículo, títulos, honras, prêmios universitários e suas atividades como líder em grupos de pesquisa sobre desigualdades em saúde há mais de 35 anos, o Acadêmico declarou “prestamos hoje uma homenagem a um homem das ciências e da cultura, um humanista das mais nobres causas ligadas à saúde”. Parabenizou o Honorário e lhe deu as boas-vindas em nome da Academia e de seus confrades, agradecendo-o por promover a saúde como artifício de harmonia e felicidade para os seres humanos.

Iniciando seu discurso de posse, Sir Michael Marmot declarou sentir prazer absoluto em receber essa honra, principalmente por se tratar desta prestigiosa e histórica instituição brasileira. O Honorário discorreu sobre trajetória pessoal e profissional como pesquisador e recordou suas vindas iniciais ao Brasil – a primeira em 2005 em congresso, e a segunda para receber um prêmio no Rio Janeiro, quando recebeu o convite do Acadêmico Paulo Buss para visitar a Fundação Oswaldo Cruz. O epidemiologista declarou ainda “perdi as contas de quantas vezes estive no Brasil desde 2005; o país é uma parte importante da minha vida, por isso me sinto particularmente honrado por receber essa homenagem da Academia”. Finalmente, afirmou que, enquanto profissionais de saúde, ensino e ciências, ele e os confrades Acadêmicos têm o compromisso de ajudar o próximo – indivíduos e comunidades – a fim de criar sociedades mais justas. Concluiu citando o poeta Pablo Neruda, num convite a todos os presentes: “ergam-se comigo contra a organização da miséria”.

Ao final da cerimônia, o 1º Vice-Presidente, Acad. Antonio Egidio Nardi, declarou que o título de honorário é uma das mais altas honrarias da instituição e que a escolha de Sir Michael se deu após um longo processo de avaliação de currículos, devido a seu impressionante trabalho e trajetória profissional, o parabenizando pela brilhante carreira. Em seguida, Acadêmicos e convidados interagiram e cumprimentaram o novo Acadêmico durante coquetel no Salão Nobre da instituição.

Sir Michael Gideon Marmot nasceu em Londres, Inglaterra, em 26 de fevereiro de 1945. Quando criança, sua família mudou-se para Sydney na Austrália, onde se graduou em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Sydney, em 1968. Atualmente é Diretor do Institute of Health Equity (Instituto de Equidade em Saúde) da University College London. Foi presidente da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde (CSDH), criada pela Organização Mundial de Saúde em 2005, e produziu o trabalho premiado “Closing the Gap in a Generation” (Encerrando a Lacuna em uma Geração) em agosto de 2008.

Lidera o Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento (ELSA), e está envolvido em diversos esforços internacionais de pesquisa sobre os determinantes sociais da saúde. Presidente da British Lung Foundation, membro da Academia de Ciências Médicas, membro honorário da British Academy e membro honorário da Faculdade de Saúde Pública do Royal College of Physicians. Recebeu inúmeros prêmios, podendo-se destacar o Prêmio Balzan de Epidemiologia em 2004, e o Prêmio William B. Graham por Pesquisas em serviços de Saúde, em 2008.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.