Acadêmico e cirurgião Umberto Perrotta é velado em Salão Nobre da Academia Nacional de Medicina no dia 02 de novembro

02/11/2016

No último dia 2 foi realizada na Academia Nacional de Medicina, cerimônia em homenagem ao Acadêmico Umberto Perrotta, falecido no dia 01 de novembro.

O Acadêmico foi eleito Membro Titular em 02 de junho de 1988, tomando posse em 9 de agosto do mesmo ano. Ocupou a Cadeira No. 21, cujo patrono é Fernando Ferreira Vaz. Depois de 27 anos como Membro Titular, passou à categoria de Membro Emérito em 09 de abril de 2015, e sua cadeira hoje é ocupada pelo mais novo Acadêmico, Prof. Rossano Fiorelli.

Umberto Perrotta nasceu em Paola, Calábria, Província de Cosenza, na Itália, em 22 de março de 1924. Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1947), hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em seu extenso e rico curriculum, sobressaem os aspectos de atividades docentes e universitárias. Na Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ, galgou todas as etapas da vida universitária, desde o vestibular até a posição máxima de professor Titular de Clínica Cirúrgica.

Na grande listagem de posições conquistadas, destacam-se duas Livres Docências em Clínica Cirúrgica e intensa atividade didática em nível de pós-graduação, sobretudo nos cursos de Mestrados e Doutorado em Cirurgia, que ajudou a criar, coordenou e ao qual tanto se dedicou.

Participou como membro de bancas examinadoras 160 vezes, nos diversos níveis universitários, apresentou centenas de palestras e publicou diversos artigos e capítulos de livros. Amava e muito valorizava a atividade universitária. Sempre defendia veementemente suas posições, visando o bem do serviço público, o bem do aluno e o bem do paciente.

A par das atividades universitárias, desenvolveu sua atividade cirúrgica na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, tendo ocupado posições técnico-administrativas importantes no Hospital Rocha Faria, Moncorvo Filho e Getúlio Vargas.

Foi dos Acadêmicos que frequentou mais assiduamente as sessões da Academia Nacional de Medicina, sempre se manifestando em plenária. Na última Sessão Plenária da Academia Nacional de Medicina, de 27 de outubro, exerceu ainda o direito a voto por correspondência, tendo votada nas 3 cadeiras do pleito.

Honrando a tradição da instituição, Umberto Perrotta foi velado no Salão Nobre da Academia Nacional de Medicina, em cerimônia que reuniu familiares, Acadêmicos, amigos, funcionários, alunos e discípulos, dentre tantos outros que prestaram uma última homenagem ao ilustre cirurgião.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.