Liberdade, democracia, ciência, cultura e longevidade

13/09/2021

Como ser um centenário saudável? Nesta semana (16/9), a Academia Nacional de Medicina promove simpósio em homenagem aos acadêmicos nonagenários como o cirurgião Silvano Raia, pioneiro nos transplantes de fígado no Brasil. 

Entre os convidados da sessão, outros idosos longevos como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que falará sobre cultura e democracia. O octagenário Cacá Diegues, membro da Academia Brasileira de Letras, também participará do simpósio com reflexões sobre cinema: passado e futuro. 

Tecendo a liberdade será tema de outro convidado do evento, o acadêmico da ABL, Antonio Carlos Secchin. E o escritor e historiador Pedro Corrêa do Lago, considerado um dos maiores colecionadores de livros, documentos, fotografias do mundo, abordará a magia do manuscrito. O acadêmico Gilberto Schwartsmann comentará sobre a obra “A divina comédia”.

A geneticista da USP, Mayana Zatz, abordará se a longevidade saudável é decorrente da genética ou do ambiente. Entre os comentaristas do simpósio, o presidente e o ex-presidente da ANM, respectivamente, Rubens Belfort Jr. e Francisco Sampaio, e os acadêmicos Paulo Hoff, Marcello Barcinski, Maurício Magalhães e Rui Maciel.

Serviço:
Simpósio em homenagem aos Acadêmicos Nonagenários
Dia: 16 de setembro – quinta-feira
Horário 14:00 às 20:00
Link da programação completa: https://www.anm.org.br/homenagem-aos-academicos-nonagenarios/
Live: Zoom/anmbr ou Facebook Live/acadnacmed

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.