Excelência brasileira

16/08/2021

Quais são as fronteiras da medicina? Medicina de precisão. Novas perspectivas terapêuticas para doenças. Estes serão alguns dos temas de evento organizado pela Academia Nacional de Medicina e que dará destaque para médicos brasileiros atuando no exterior. A live ocorrerá no dia 19 de agosto de 2021, a partir das 14:30. 

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, de Botucatu, o médico Renato Monteiro, atualmente da Université de Paris, é um dos convidados e abordará a microbiota intestinal em patologias renais.

Da Universidade de Chicago, o brasileiro Antonio Carlos Bianco contará quais são os atuais paradigmas no tratamento do hipotireoidismo. Com doutorado em Fisiologia Humana, pela Universidade de São Paulo, Bianco atualmente se dedica aos estudos de sinalização dos hormônios tireoidianos e os papeis que exercem na saúde e nas doenças humanas.

O professor de medicina molecular na Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, Carlos Fiocchi, será outro convidado da live. Fiocchi trará aspectos da medicina de precisão para doenças imunomediadas.

“Vulnerabilidade andrógena ao covid-19: uma fronteira terapêutica” será o tema do médico brasileiro Carlos Wambier, atualmente na Brown University. Membro da Academia Americana de Dermatologia, o médico concluiu a graduação e o doutorado na USP, antes de partir para o exterior.

Leonardo e Cristian Riella, ambos da Escola Médica de Harvard, falarão respectivamente sobre “perspectiva futura dos transplantes: imunomodulação e não supressão” e “integração de testes genéticos na prática médica”.

Além desses convidados, participarão ainda Júlio Casoy, da Pensilvânia, com o tema tecnologia médica e inovação em terapêutica; Renato Lopes, da Duke University, que fará reflexões sobre evidências científicas para melhoria da prática clínica; Raul Nogueira com apresentação sobre avanços no tratamento do AVC agudo; Cynthia Levy com o tema da colangite biliar primária – uma doença hepática autoimune; e André D’Ávila e os avanços no tratamento das arritmias.

O simpósio é gratuito e está marcado para esta quinta-feira (19/8), a partir das 14:30. Acesse a live pelos canais Facebook/acadnacmed e pelo Zoom/anmbr.

Serviço:
Simpósio: Fronteiras em Medicina
Dia: 19/8/2021
Horário: 14:30
Mais informações em https://www.anm.org.br/informativo/2021/08-19/.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.