Academia Nacional de Medicina completa 192 anos

29/06/2021

Nesta quarta-feira (30/6), a Academia Nacional de Medicina completará 192 anos e comemorará com lançamentos de vídeos, prêmios, concurso e obra literária.

O primeiro lançamento será o vídeo que faz parte do projeto “Memória virtual”, que reúne diversas entrevistas de imortais da medicina. O projeto traz histórias pessoais e aprendizados ao longo das carreiras de alguns dos 100 mais renomados médicos nacionais até relatos de fatos marcantes da saúde em nosso país.

“O bom médico cuida da doença. O ótimo médico cuida do paciente”, disse o acadêmico e neurologista Sérgio Augusto Novis, em seu depoimento para o “Memória virtual”. O acadêmico Silvano Raia brincou que não contaria seus segredos na série. Já o ex-presidente da ANM, Jorge Alberto Costa e Silva, fala sobre o Universo como uma grande mente. O acadêmico e cirurgião ortopedista, Carlos Giesta, reflete sobre a ponte imaginária entre o estado da arte, quando iniciamos a carreira, e a situação atual. Na visão do acadêmico Marcello Barcinski, medicina e ciência são hobbies.

Durante o evento ainda haverá uma visita guiada ao Centro de Memória Médica da Academia Nacional de Medicina, que é composto pelo acervo histórico do Arquivo, Biblioteca e Museu, com obras raras, teses, periódicos, documentos iconográficos e audiovisuais que registram as atividades da instituição, considerada a mais antiga nas áreas da saúde e da cultura brasileira.

Na programação, que será coordenada pelo presidente da ANM, professor Rubens Belfort Jr, haverá a entrega dos prêmios Acadêmicos de 2021. Foram 52 inscrições aos cinco prêmios – um recorde. E o anúncio dos prêmios Acadêmicos para 2022 e do concurso de Crônicas Médicas. O lançamento do livro dos patronos da Academia Nacional de Medicina também ocorrerá durante a cerimônia que tem início previsto para as 18:00.

Serviços:
Aniversário de 192 anos da Academia Nacional de Medicina
Data: quarta-feira (30/6)
Horário: Das 18:00 às 20:00
Lives: Facebook/acadnacmed e zoom/anmbr

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.