Membro imortal: Dr. Eduardo Benchimol Saad toma posse na Academia Nacional de Medicina

16/05/2025

Destaque na cardiologia, com uma carreira sólida e internacionalmente reconhecida, Dr. Eduardo Benchimol Saad tomou posse na Academia Nacional de Medicina nesta sexta-feira (16), na sede da Instituição. Ele passa a assumir a vaga de Membro Titular da Cadeira nº 55, Secção de Medicina, tendo como Patrono José Octávio de Freitas.

A Comissão de Honra foi composta pelos acadêmicos Jayme Brandão de Marsillac, José Galvão-Alves, Antonio Egídio Nardi, Fabio Biscegli Jatene, Walter Araujo Zin e Maurício Augusto Silva Magalhães Costa. Coube a esse grupo a honra de acompanhar o mais novo confrade durante sua entrada na cerimônia.

Comissão de Honra – Posse de Dr. Eduardo Benchimol Saad

O novel acadêmico foi saudado por seu tio e também acadêmico Cláudio Buarque Benchimol, seguindo o protocolo da Academia Nacional de Medicina, que declarou: 

“Hoje o céu está em festa. Seu pai, professor Edson Saad, e seu avô, professor Aarão Benchimol, contemplam, com orgulho, o momento em que você, Eduardo Benchimol Saad, transpõe o pórtico desta Academia. Com sua entrada, você se torna a quarta geração da família Benchimol Saad a integrar este seleto quadro. Foi com eles que aprendi a arte de ser fiel às minhas ideias — defendê-las com firmeza, mas sempre com fidalguia.”

Acadêmico Cláudio Buarque Benchimol, tio de Eduardo Benchimol Saad, faz saudação ao novel acadêmico

Em seu discurso, Benchimol destacou a diversidade etária presente na ANM, ressaltando como esse encontro de gerações torna o ambiente ainda mais enriquecedor. Também enfatizou o papel fundamental da Instituição na promoção de debates sobre temas relevantes para a saúde.

Dr. Eduardo Benchimol Saad em seu discurso durante cerimônia de posse

Ao prestar homenagem ao acadêmico emérito Mário Barreto Corrêa Lima, a quem sucederá na cadeira nº 55, Dr. Eduardo declarou:

“Cabe a mim expressar com humildade o meu profundo desejo de estar à altura do legado que ele imprimiu à cadeira 55. Um legado que se soma ao brilho daqueles que, antes dele, também honraram esta Academia. Que eu possa, com dignidade e empenho, contribuir com a mesma nobreza para a missão desta Casa.”

Ele também destacou suas metas para o futuro da medicina, com foco na democratização do acesso a tratamentos cardiológicos especializados. Atual Chair do Comitê de Relações Globais da Heart Rhythm Society, Saad vem liderando iniciativas educacionais voltadas para profissionais da saúde em diversos continentes.

“Um dos meus grandes sonhos é levar o tratamento de arritmias cardíacas a regiões com acesso limitado ou inexistente”, afirmou.

Para ele, a rápida evolução tecnológica pode ser uma aliada fundamental nesse processo, possibilitando a ampliação do atendimento especializado até mesmo de forma remota.

A proposta ganha relevância especial em países de grande extensão territorial, como o Brasil. “Essa é uma esperança concreta e importante para um país continental com tantas carências em saúde especializada”, ressaltou o acadêmico.

A colocação do colar acadêmico foi feita pela presidente acadêmica Eliete Bouskela

Para compor a Mesa Diretora da solenidade, a presidente acadêmica, Eliete Bouskela, convidou o ex-presidente da Instituição, acadêmico Rubens Belfort Jr., e o secretário-geral, acadêmico Omar Lupi.

Também prestigiaram o evento importantes nomes das áreas médica e política. Entre os convidados, estiveram o Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, representante da Família Real Brasileira; o Ministro Bernardo Cabral, Benemérito da Academia Nacional de Medicina; o Dr. Marcelo Assad, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro; Dr. Denilson Albuquerque, representando a diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Dr. Alexsandro Fagundes, presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas; e o Dr. Mauro Paes Leme, diretor do Instituto de Cardiologia Edson Saad (UFRJ).

A mesa de honra contou ainda com a presença do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e de Meval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras.

Mesa Diretora – Posse de Dr. Eduardo Benchimol Saad

Trajetória

Nascido em 25 de novembro de 1972 no Rio de Janeiro, Dr. Eduardo é um profissional de destaque na cardiologia. Iniciou sua jornada acadêmica na Faculdade de Medicina da UFRJ, onde se formou em 1997.

Trajetória de Eduardo Benchimol Saad exemplifica um compromisso contínuo com a excelência acadêmica e clínica na área de cardiologia

Sua trajetória inclui residência em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, além de um Fellowship em Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial na Cleveland Clinic, nos EUA. Com um doutorado em Cardiologia pela UFRGS, Saad possui uma vasta experiência internacional, sendo licenciado para prática médica em Ohio, Flórida e Massachusetts.

Ao longo dos anos, exerceu funções de liderança, como Chefe do Serviço de Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca no Hospital Pró-Cardíaco e Diretor do mesmo serviço no Hospital Samaritano Botafogo, ambos no Rio de Janeiro. Também se destacou como Eletrofisiologista no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, e como instrutor na Harvard Medical School.

Com uma produção científica de impacto, com livros, artigos e palestras nacionais e internacionais, Saad mantém um índice h de 35 no Google Scholar, refletindo sua relevância na área.

Assista a solenidade na íntegra clicando aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.