José Marianno da Silva

Nasceu em 26 de maio de 1797, no Rio de Janeiro. Filho de Joaquim Marianno da Silva e de D. Joaquina Rosa de Jesus.

Recebendo o ensino de algumas humanidades, começou a estudar em 1817, na antiga Escola de Cirurgia, tendo como Professores os Marques, os Mariano, os Almeida, os Navarro e outras grandes capacidades daquele tempo. Entusiasta da profissão a que se dedicara, desejoso de aumentar seus conhecimentos e apreciador modesto das honras e categorias científicas, investiu-se, em 1827, à custa de um ano a mais de estudos, do grau de Cirurgião Formado, criado pela lei de 9 de setembro de 1826.

Membro Fundador da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, eleito em 4 de junho de 1829. Foi considerado um dos Membros Natos em Sessão de 30 de junho de 1829, junto a Joaquim Candido Soares de MeirellesLuiz Vicente De SimoniJosé Francisco Xavier SigaudJosé Martins da Cruz JobimJean Maurice FaivreJacintho Rodrigues Pereira ReisJosé Maria Cambuci do ValleOctaviano Maria da RosaChristovão José dos SantosAntônio Martins PinheiroJosé Augusto Cezar de MenezesAntonio Joaquim da Costa SampaioJoão Alvares CarneiroFidélis Martins BastosAntonio Américo D’Urzedo e Joaquim José da Silva.

Exerceu o cargo de médico do Hospital da Ordem, médico e diretor das Enfermarias do Hospício Nossa Senhora do Livramento em 1852 e 1853. Auxiliou na Administração do Recolhimento de Orphãas em 1854 e foi o 6º suplente para Delegado do Chefe da Polícia em 1855.

Faleceu em 17 de maio de 1856, tendo sido sepultado no cemitério de São Francisco Xavier.

Após sua morte, em 1859, recebeu o título de Comendador da Ordem de Cristo.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.