CIRURGIA REFRATIVA

31/03/2021

As cirurgias refrativas são opções de tratamento simples, rápido e efetivo para a correção dos vícios de refração do olho, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. O principal objetivo desse procedimento é a diminuição da necessidade do uso de óculos e lentes de contato, sendo possível em alguns casos a eliminação total desses auxílios. O grau final dependerá da cicatrização de cada paciente.

A principal maneira de melhorar o estado refracional do olho é através do remodelamento da córnea com uso de laser, e as duas principais técnicas para isso são o Lasik e o PRK. Ambas apresentam resultados excelentes, mas sua recomendação varia de acordo com parâmetros oculares de cada paciente.

O Lasik é feito a partir de um flap, com o laser atingindo camadas mais internas da córnea. Já o PRK, sigla para “ceratectomia fotorreativa”, é feito a partir de uma esfoliação do epitélio corneano, e o laser incide diretamente sobre a superfície da córnea.

Enquanto a técnica do Lasik tem pós-operatório com recuperação mais rápida e com menos incômodo, a do PRK tem maiores garantias de sucesso em graus mais altos e córneas mais finas.

A avaliação pré-operatória envolve a topografia de córnea, ou exame de formato, e paquimetria, ou exame de espessura. Esses exames garantem a correta avaliação para indicação cirúrgica e um planejamento mais assertivo do procedimento, uma vez que margens de segurança precisam ser delimitadas para evitar a fragilização da córnea.

Quando esses parâmetros de espessura e formato são bem avaliados e respeitados, o resultado é bastante previsível e satisfatório, com objetivo inicial de eliminação da dependência de óculos concluído.

Profa. Dra. Heloisa do Nascimento Salomão

Diretora Clínica – Instituto Oftalmológico Nascimento e Clínica Oftalmológica Santa Luzia

Membro do Programa Jovens Lideranças Médicas 2021-2026

Sob a tutoria do Acad. Rubens Belfort Jr.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.