MOSCAS VOLANTES

31/03/2021

As moscas volantes são uma queixa muito comum, e frequentemente caracterizadas como pontos pretos, como insetos, vistos ao focalizar a visão em paredes brancas, superfícies claras ou ambientes com muita luz.

Esse sintoma está muito associado ao descolamento do vítreo posterior. O humor vítreo, como é chamada a substância viscosa da cavidade interna do olho, é transparente. Ao se deslocar, o vítreo apresenta opacidade e é percebido como pontos pretos na visão. Mas qual a implicação disso? Raramente, em cerca de 1% dos casos, o deslocamento do vítreo pode ser um primeiro sinal de descolamento de retina.

Essa condição costuma ser comum, benigna e de alívio rápido, mas um mapeamento de retina deve ser feito frequentemente pelo oftalmologista, principalmente se houver aumento súbito do sintoma, para garantir a integridade da retina e da visão.

Profa. Dra. Heloisa do Nascimento Salomão

Diretora Clínica – Instituto Oftalmológico Nascimento e Clínica Oftalmológica Santa Luzia

Membro do Programa Jovens Lideranças Médicas 2021-2026

Sob a tutoria do Acad. Rubens Belfort Jr.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.