UVEÍTE GERAL

31/03/2021

A uveíte é a inflamação da camada interna, ou vascular, do olho. Ela pode se apresentar de três tipos: uveíte anterior, intermediária e posterior, que acomete a retina. Quando os três tipos são manifestados simultaneamente, chamamos de uveíte difusa.

Várias são as causas, mas as três principais são: doenças infecciosas, autoimunes e causas secundárias, como uso de medicação, traumas ou neoplasias primárias e secundárias no olho. Doenças infecciosas que comumente causam uveíte são sífilis, tuberculose e toxoplasmose, enquanto entre as autoimunes então a  sarcoidose, doença de Behçet, artrite reumatoide e artrite idiopática infantil.

A principal causa de uveíte no mundo é a toxoplasmose. A inflamação costuma ocorrer em 20% dos pacientes que tiveram contato com o agente etiológico.

Geralmente, o primeiro sintoma é o aparecimento de moscas volantes, que são pontos pretos na visão. Dependendo do local de acometimento da uveíte, pode haver relato de olho vermelho, dor e baixa de visão.

Essa ainda é uma doença infelizmente negligenciada no Brasil, e um quarto dos pacientes já procuram o oftalmologista com sequelas ou cegueira. A conscientização se mostra importante porque 80% dos casos de pior evolução poderiam ter sido evitados pelo diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Profa. Dra. Heloisa do Nascimento Salomão

Diretora Clínica – Instituto Oftalmológico Nascimento e Clínica Oftalmológica Santa Luzia

Membro do Programa Jovens Lideranças Médicas 2021-2026

Sob a tutoria do Acad. Rubens Belfort Jr.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.